Sancionada em 2018, a lei nº 13.722/2018, conhecida como lei Lucas, determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros, quando necessário, em seu corpo discente. A proposta foi criada para homenagear o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que em 2017 faleceu após engasgar durante um passeio promovido pela escola.
Ao longo dos anos, o número de acidentes com crianças diminuiu. Mas o número de mortes por sufocamento está aumentando.
A prestação dos primeiros socorros nos minutos iniciais da sufocação são essenciais para a sobrevivência da pessoa. O engasgamento é rápido, em três minutos a pessoa desenvolve uma parada cardíaca e, após, uma parada respiratória por falta de oxigenação no cérebro.
Os acidente não escolhem quando ou onde acontecer, por conta disso, é preciso conscientizar a população para fazer cursos de primeiros socorros como uma condição de cidadania e solidariedade.
O objetivo é que os profissionais que constantemente lidam com crianças tenham a capacitação necessária para atuar em situações de emergência e evitar que mais casos como o de Lucas aconteçam.
No dia 23 de abril de 2019, os professores e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil de Viadutos, receberam um treinamento disponibilizado pela secretaria de Saúde de Viadutos com o Médico Darlan Nazzari e Técnica de Enfermagem Lilian Piovesan Basso, onde passaram noções básicas de atendimento de primeiros socorros, como: engasgamento, convulsões, acidentes de perfurantes e ou cortantes, picadas de insetos e mordidas de animais peçonhentos, quedas, entre outros assuntos questionados pela equipe.
Foi uma capacitação de grande valia para todos os profissionais da escola.
Fotos e Texto: Equipe EMEI/2019