A COMPROVAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA É OBRIGATÓRIA!
A primeira etapa oficial de Vacinação contra Febre Aftosa será realizada no período de 01 a 31 de maio. Todos os bovinos e bubalinos deverão ser imunizados.
Os produtores deverão adquirir a vacina nas casas agropecuárias credenciadas e comparecer a Inspetoria para a apresentação da nota fiscal de compra e para declarar os animais vacinados.
Dose: 2ml (independente do peso e idade)
Conservação da vacina: 2°C a -8°C (não congelar)
Local da aplicação: tábua do pescoço
Via de aplicação: subcutânea ou intramuscular
A doença
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no Estado ocorreram nos anos 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como o sacrifício e abate sanitário aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos, além de perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.
Para manter o RS livre desta grave doença, a conscientização de todos quanto às principais medidas de controle e prevenção é fundamental: vacine seu rebanho e avise imediatamente o serviço veterinário oficial se observar animais com sinais clínicos da doença compatíveis com a febre aftosa (babando e mancando).
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural