A primavera é conhecida como uma estação de grande variabilidade climática o que pressupõe grandes riscos para a agricultura. No último dia 13 de outubro, segunda-feira, uma forte chuva chegou ao município de Viadutos. O temporal atingiu parte das comunidades da Linha Pororó, Cordilheira da Vila Rica, Linha Alice e Linha Barbosa. A variação pluviométrica foi registrada de 4 a 15 milímetros acompanhada de granizo, o que veio a causar sérios danos às comunidades.
Na tarde de ontem terça-feira (14), a Secretaria de Agricultura, Emater/Ascar e Defesa Civil do município realizaram a vistoria in loco e constataram vários prejuízos em edificações rurais, bem como galpões, estábulos e residências. Segundo o chefe do Escritório da Emater/Ascar Hernandes Rebelato as chuvas atingiram também algumas culturas como fumo, milho e trigo, porém estas em proporções menores.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Rudinei Basso, o Poder Municipal, juntamente com os órgãos competentes, está tomando as medidas cabíveis mas ainda não foi registrada oficialmente nenhuma solução, visto que são necessários registros mínimos de perdas para que a Defesa Civil possa agir corretamente. “Sabemos que outros eventos como estes, especialmente neste período do ano costumam ocorrer com mais freqüência e neste sentido a Defesa Civil alerta a todos para que fiquem atentos a estes eventos climáticos”, salientou.