As crianças precisam se adaptar ao novo, às rotinas da escola e às separações diárias da família, principalmente em relação à ausência da mãe. Isso faz parte do crescimento social e emocional dos pequenos. Além do mais, é nesse período em que se estabelece um vínculo entre as crianças, a escola e os pais. Na EMEI Viadutos, a adaptação ocorre de maneira gradativa, sendo que:
1ª semana: a criança fica 1 hora por turno no ambiente escolar.
2ªsemana: a criança fica 2 horas por turno no ambiente escolar.
3ªsemana: a criança fica 3 horas por turno no ambiente escolar.
Somente a partir da 4ª semana as crianças frequentam o turno completo. Lembramos que as crianças que irão frequentar a escola pela primeira vez, também farão adaptação, a mesma será combinada diretamente com a professora dependendo do nível que a crianças se encontra.
ADAPTAÇÃO EMEI 2020
PRIMEIRA SEMANA:
19 de fevereiro a
21 de fevereiro
SEGUNDA SEMANA:
26 de fevereiro e 28 de fevereiro
TERCEIRA SEMANA:
2 de março a 6 de março
QUARTA SEMANA:
A partir do dia 09 de março.
1H
MANHÃ: 7:40 ÀS 8:40
TARDE: 13H ÀS 14H
2H
MANHÃ: 7:40 ÀS 9:40
TARDE: 13H ÀS 15H
3H
MANHÃ: 7:40 ÀS 10:40
TARDE: 13H ÀS 16H
PERÍODO TODO
MANHÃ: 7:40 ÀS 11:40
TARDE: 13H ÀS 17H
- Para facilitar a adaptação a psicóloga Fabiana Bonatto elencou algumas dicas importantes para esse período:
- É importante que ao ver o choro do filho não o leve de volta para casa, pois agindo dessa maneira irá prolongar ainda mais o processo de adaptação;
- Buscá-lo na escola no horário combinado;
- Esclarecer dúvidas na escola;
- Estabelecer uma relação de confiança, afetividade e amizade entre escola e família.
- Sinceridade sempre! A prática de “sair de fininho” não agrega no quesito segurança, algo que o período de adaptação pede e que pode levar tempo.
- Seguir uma sequência de atividades é organizador para os pequenos e para a família. Não precisa ter todos os horários cronometrados, mas ter essa sequência de atividades é válido. Tenha horário para acordar, almoçar, banho e sono. Limite o tempo das telas. Defina horários para atividades extras.
- Crianças são esponjinhas! A sensação de segurança dos pais conta demais.
- Neste período de entrada na escola, evite trocas recentes e bruscas (quarto, residência, babá, retirar fralda ou chupeta).
- A criança vai para o colégio para fazer diversas coisas, como: aprender, socializar, brincar. O motivo não deve ser para ganhar uma recompensa “X” que os pais irão comprar caso fique na aula: Cuidado com as barganhas.
- Procure mostrar a criança o lado positivo de ir a escola! Como as novas amizades que ela irá construir, brincadeiras novas e aprendizado!
- E por fim lembre-se sempre que cada criança é única! E o tempo de transição vai depender das suas experiências, e sua maneira de lidar com o mundo!