As enxurradas e a extrema quantidade de chuva que já superou 150 milímetros trouxeram grandes danos ao Município de Viadutos. A Zona rural foi a mais afetada com alagamentos, perdas de plantações e interrupção de estradas. De acordo com o prefeito senhor Jovelino José Baldissera, ainda na tarde desta quinta –feira (26) será realizada uma reunião junto a Defesa Civil e demais setores da administração para verificar a situação do município. “Dependendo dos números e da avaliação dos técnicos, poderá ser decretado estado de emergência.”, diz.
O secretário de Agricultura, Evandro José Baldissera, verificou especialmente no interior, grandes danos a todas as culturas de inverno, pastagens e intensas perdas na produção leiteira, além da forte erosão do solo. “Muitas plantações estão perdidas, e certamente os danos da agricultura serão muito grandes”, comenta. Também com fortes danos, a Secretária de Obras, representada pelo secretário Diego Ortigara, registrou a queda de pinguelas, danificação de estradas e entupimento de bueiros. Segundo Diego, o prejuízo total só poderá ser contabilizado depois que a chuva parar. “Estamos torcendo para que o tempo se acalme e que possamos amenizar a situação o mais rápido possível”, diz.
E não apenas danos materiais foram registrados, os alunos das escolas do interior estão com o transporte suspenso. De acordo com a Secretária de Educação, Sônia Lara Zordan, as medidas de prevenção foram todas tomadas. “Cancelamos o transporte do interior pois não existe a possibilidade de circulação de veículos. Mas salientamos que estes alunos que não puderem ir as aulas não terão prejuízos quanto a frequência escolar, pois tudo será recuperado na sequencia do ano letivo”, salienta. As aulas e o transporte da zona urbana seguem normalmente.
Maiores informações serão publicadas no decorrer do dia.