Foi assinado pelo Prefeito de Viadutos, na tarde de ontem, terça- feira (1) o decreto de Estado de Emergência do Município. A grande quantidade de chuva e os oito dias sem sol, fizeram com que muitos estragos fossem registrados especialmente no interior da cidade.
Quanto foi perdido
Os dados repassados pela Emater –RS/Ascar de Viadutos relacionados a agricultura do município, foram de 75 hectares perdidos de trigo, 20 hectares de cevada, perda de 40 mil reais em hortigranjeiros, 50 mil reais em calcário e 90 mil litros de leite, equivalente a 75 mil reais.
Os danos levantados pela Secretaria de Obras foram, 1,5 milhões de reais para a construção de uma nova ponte, além de 100 mil reais para reformas e recuperação das demais pontes.
A quantidade de chuva
O índice pluviométrico registrado nos dias de chuva chegou a 387 mm. Serão antecipadas ainda, as férias escolares das duas escolas do município.
Adiantamento das férias escolares
AS férias escolares serão antecipadas em Viadutos. Na tarde de ontem o Conselho Escolar da cidade, optou por adiantar o período de férias devido as fortes chuvas e grandes estragos das estradas. Os alunos entrarão em férias no próximo dia 05/07 e retornam no dia 27 de Julho as atividades normais.
O pós Decreto
Nesta semana, o prefeito Jovelino José Baldissera, viaja a Porto Alegre e posteriormente a Brasília para entrega de relatórios dos estragos do município. A recuperação dos pontos mais críticos começou ainda ontem, com a trégua da chuva. Segundo Jovelino, a partir de agora a ordem é esperar recursos e começar as reformas. “Estamos trabalhando para que os pontos mais urgentes sejam revitalizados, mas ainda dependemos de recursos para dar inicio as obras onde o estrago foi maior”, explica.