O dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos são registradas dentro de casa, pelos próprios filhos, noras ou genros. A violência ao idoso não é um fato isolado e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo. Os idosos são pessoas que, geralmente, tem uma maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência.
No dia de hoje foi trabalho sobre este tema que ainda é tão pouco falado e iniciou-se mais uma campanha de prevenção do CRAS juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Foram discutidos os tipos de violência, sinais de identificação, o que preconiza o Estatuto do Idoso e onde se pode denunciar.
Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência.
Informe-se – Mobilize-se – Denuncie.