O Governo do Estado publicou no Diário Oficial o Decreto nº 53.591, de 20 de junho de 2017 homologando os decretos municipais expedidos em razão dos eventos climáticos conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres - COBRADE. O município de Viadutos está entre os Municípios com a situação de emergência homologada em função das fortes chuvas ocorridas no mês de maio e início de junho.
A média mensal de chuvas para o mês de maio é de 138,5mm. Somente a chuva ocorrida no dia 30 de maio de 2017, correspondeu a 90,25% da média de todo o mês. As chuvas no mês de maio no total de 513 mm, muito acima da média mensal. No período de 01 a 08 de junho de 2017, as chuvas totalizaram 227 mm, índice também superior a média do mês.
O alto índice de precipitação pluviométrica acumulada no período acarretou danos em estradas vicinais, bueiros e pontilhões, produção de leite, plantações especialmente a cultura do feijão, pastagens e demais atividades agrícolas, conforme cálculos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Viadutos – COMPDEC.
O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município, Rudinei Luiz Basso, informa que o processo será remetido ao Governo Federal, para análise. Em caso de homologação, o Município elaborará plano de trabalho e estará apto ao recebimento de recursos federais.