Programação envolveu estudantes da Educação Infantil e Fundamental.
A presença da pilcha, entre vestidos, saias e bombachas, acompanhada da cuia de chimarrão, representavam um clima especial. As homenagens ao povo gaúcho envolveram toda a comunidade escolar. Na programação, houve apresentações artísticas, mateada, lanche campeiro, realizados em torno do “Galpão Crioulo” da escola, organizado com adereços cedidos pela comunidade.
A abertura das atividades deu-se na manhã do dia 17, com a apresentação da Invernada Mirim do CTG Fogo de Chão de Viadutos.
No dia 18, o momento cultural foi protagonizado pelos estudantes das Escolas de Educação Infantil e Fundamental, que em seguida degustaram o lanche campeiro. O carreteiro, prato típico da culinária gaúcha, foi preparado pelas funcionárias da EMEF com o auxílio voluntário da professora Inês Piovesan e partilhado entre todos.
Os estudantes de ambas as escolas participaram da programação, com apresentações culturais que abordaram, além do chimarrão, a vestimenta, a música, a culinária e a história da Revolução Farroupilha. O resgate dos costumes do povo gaúcho ocorreu de forma diversificada, com textos, poemas, curiosidades, poesia e canto.
No dia 19, encerramento da Semana Farroupilha, os estudantes tiveram a oportunidade de prestigiar a belíssima apresentação do Coral Vox In Cantus, assim como participar da mateada em suas respectivas escolas com lanche típico e chimarrão.
Durante os três dias de atividades as escolas buscaram valorizar as tradições gaúchas e a história do povo rio-grandense. Estudantes, professores e colaboradores se envolveram na programação. O conhecimento foi construído e compartilhado, assim como os laços de carinho e amizade, entre as crianças e jovens que são os responsáveis pelo futuro e por manterem viva a chama da tradição.