Foi iniciada na primeira terça – feira do mês de setembro a Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos realizada pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura, Emater/Ascar e Cotrel de Viadutos. A campanha busca dar o destino adequado as embalagens de agrotóxicos utilizados pelos produtores, que antes muitas eram jogadas em rios e nascentes.
O recolhimento é realizado todas as terças – feiras durante todo o dia. Já o destino é feito na quarta – feira pela manhã na cidade de Erechim, junto a Central de Recebimento. Ao entregar as embalagens o produtor recebe um comprovante de entrega que deve ser guardado para posteridade, quando vier a ser solicitado.
Segundo o Técnico da Emater/Ascar de Viadutos, Alceu Lira, a campanha deveria ser realizada pelas agropecuárias que vendem os produtos, mas com isso ainda não é feito os órgãos buscaram amenizar a problemática. “Futuramente o produtor que não tiver os comprovantes de entrega das embalagens em mãos, provavelmente não poderá mais comprar agrotóxicos agrícolas. Então a conscientização pela campanha vale a pena”, disse.
Segundo o Técnico da Cotrel responsável pelo reconhecimento, Ricardo José Cecatto, até agora foram recolhidos cerca de 8 mil embalagens, o que equivale de 18 a 20 mil litros de venenos que são utilizados nas lavouras do município. A campanha segue até a próxima terça – feira (30).